quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Pucon - A cidade mais bonita do chile

Esse final de semana tive em Pucon, a cidade mais linda do Chile. Desculpem-me os desinformados que pensam que Viña del Mar é a sucursal do paraíso na terra. Para mim, essa praia não tem glamour. É um monte de chileno farofeiro que se bandeia de Santiago para lá, quando a cidade está fazendo um remake do inferno de dante.

Dos lugares que conheci no Chile, até agora, Pucon, sem dúvida, foi a que mais me impressionou. Sem falar do vulcão - que é lindo, está ativo e coberto de uma espessa camada de neves eternas - a cidade tem uma vibe animal, cheia de estrangeiros andando pela rua. Gente bonita e bronzeada, balançando suas cadeiras em direção ao Lago Villarrica, com um óculos de sol que parece que tiraram a tapa da cara da Mariah Carey. Muito lindo. Gostei muito, porque é daqueles lugares onde se escuta de todas as línguas na rua, gente falando português, outros te perguntando coisas em inglês. Enfim, um ambiente maravilhoso.

A paisagem é uma coisa que não tem no Brasil, por isso mesmo vai ver eu gostei tanto. Amei até mesmo o lago, eu que não sei nadar. O vulcão é lindo, o céu é azul, os passarinhos cantam e de qualquer lugar se tira fotos de cartão postal, muito diferente da grande maioria das outras cidades pelas quais passei no caminho. Antes de ir para lá, passei por Valdívia, que é uma cidade grande e famosa ao sul do Chile. Não vi nada de interessante. A cidade foi destruída em 1960 por um terremoto e, ao meu ver, os moradores não se deram ao trabalho de reconstruí-la da maneira devida, assim que o que mais se ver pelas ruas são prédios tortos e perigosamente pendentes. Passei também por Panguipulli, uma cidadela no meio do nada. Não aconselho a ninguém e, se tivesse uma borracha que apagasse a memória, eu compraria ela a preço de ouro. Ademais, a viagem foi legal. Uma baiana, Celi, me acompanhou. Foi muito divertido, pois ela tem um humor muito parecido com o meu.

É isso, pessoal. Bora conhecer Pucon.

7 idéias:

Anônimo disse...

Pucon é MARAA!!!

valeu a dica!!

Se a baiana tem o mesmo humor que você, ela deve ser muito divertida!! hehehehe

Saudades Gurii..

Beijos

Andréia Silva disse...

Mas tu tava inspirado hein Marcelo!
"com um óculos de sol que parece que tiraram a tapa da cara da Mariah Carey."
HAHAHA
Mas são boas dicas essas, muita gente se lança em Viñas direto!
Adoraria conhecer um vulcão!

Andréia Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
San disse...

Cá entre nós coração, esse teu figurino tá algo bem baiano pai de santo, né? hehehe
a baiana deve ter se sentido em casa com um cabra divertido e pronto para qualquer indiada, feito tu.
O cenário da foto tá lindoooo! tudo muito heterogêneo, céu azul, neve, carrancas.. legítimo postal!

bjos!

San disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joareskp disse...

PUCON Chile, conheço desde 1995 e já retornei la 5 vezes, é um paraíso, muita natureza, cidade pequena, segura, tranquila, vale apena conhecer.

Abner Guilherme disse...

Estive em pucon tambem, adorei a cidade, nadei no lago villarica, vi o vulcão de perto, é a cidade mais bonita que eu ja visitei, pretendo voltar ao chile quando puder.