quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Um mês agora

Agora falta só um mês para mim voltar para o Brasil. A experiência no Chile tem sido boa. Já me sinto adaptado, tenho amigos, uma rotina e bastante trabalho para dar conta. Já me localizo tranquilamente na cidade, sei como funciona o humor chileno e conheço bem os preços para saber se estou sendo roubado ou não. Uma coisa que é um saco, pois toda vez que percebem que você é estrangeiro, os chilenos tentam tirar alguma vantagem. Essa semana, por exemplo, fui cortar o cabelo (ou o que me sobra dele) em um salão que vi na feira que tava com uma promoção de corte masculino por $1000,00, algo por volta dos 4 reais. Pois bem, cortei o cabelo, a mulher conversou comigo um pouco, perguntou de onde eu era e tal, falou bem do chile, perguntou do Brasil, eu respondi, no melhor dos meus humores. No final, na hora de pagar, entrego $2000,00 e espero o troco, ela me devolve 500 pesos, e agradece, achando que eu não ia falar nada. Daí eu disse que na placa estava dizendo que o corte masculino era mil pesos. Ela ficou meio sem jeito me devolveu os outros 500 que achou que eu ia deixar para ela só por amor aos chilenos. Isso é um saco, enfim. Não sei se no Brasil acontece o mesmo, porque vivo numa cidade que não é muito turística, mas até onde me lembro, o pessoal adorava os gringos aí em Santa Maria, e até cobrava menos, ou não cobrava, quando sabia que era um.




Mas como disse, já estou adaptado. Já falo espanhol super bem, consigo me comunicar sem problema, xingo em chileno e peço para o tio do microônibus me levar por menos, com um acento que a pessoa pode jurar que passei toda minha vida no chile. Só ainda não consigo falar tão rápido quanto eles, mas já aspiro o s das palavras e consigo me fazer entender por qualquer um. Muitos que me encontram agora, pela primeira vez, ficam impressionados com meu acento chileno. Enfim, descobri que sou ótimo para copiar um acento específico. Bem, uma coisa é boa, para esse ano já começo o ano falando uma língua nova, de maneira decente. Esse ano quero também começar a estudar uma terceira língua. Elegi o francês, pois acho que é uma língua bonita. Desafio para 2009: apromirar o inglês, dar um gás no espanhol e começar com o francês. Sempre planejei falar umas 4 ou 5 línguas, acho que estou no caminho. Gostaria de aprender alemão, mas me parece muito difícil. Quando o Augusto voltar, talvez eu faça umas auals particulares com ele. E o Betinho também, daí vou falar italiano também. Uma coisa é certa, não há melhor maneira de se aprender uma língua do que na confusão da convivência.

Um mês então para matar a saudade das coisas do Brasil. Prometo que vou comer churrasco durante toda uma semana, nunca mais vou reclamar da comida da minha mãe e vou dar graças a deus se minhas camisas voltarem a ter a cor branca. Ficar longe de casa cansa. Na próxima semana troco de casa de novo, é a quarta troca de casa, durante essa curta estadia. Para mim, isso é um transtorno, não que eu não goste de mudar, mas é como se adaptar sempre de novo, descobrir qual o ônibus deve-se tomar, fazer amizade com o tio do armazém da esquina, tudo isso. Mas já falei para o pessoal da aiesec que se eles resolverem me trocar de novo de casa, pego o primeiro vôo de volta para o Brasil. Só estando longe que a gente sente saudade das pequenas certezas da vida. Mas logo estou de volta. No final de semana acho que vou para o sul do chile.

4 idéias:

Joseane Oliveira dos Santos disse...

Celo,
estou louca para te ouvir falando espanhol, ainda mais com acento chileno...acredito que vou estranhar...
Já estou me candidatando para te acompanhar nesta semana de churrasco..
Muitas SAUDADES!!!

Andréia Silva disse...

Aqui na Bahia é assim também Marcelo. Agora aprendi, antes de mostrar o dindin pergunto QUANTO É? Porque levei muito tufo, os baianos são asism também, adoram turista pra tirar vantagem!
MAs não te ilude viu, no sul, uma amiga que mora em Gramado diz que tem que mostrar comprovante de residência para ter um precinho mais em conta...
Sobre tu hblando español, essa eu quero OUVIR! Se tu tem as mesmas tiradas que tem em português, quero morrer rindo...

Anônimo disse...

Obaaaa! Uma semana de churrasco... será q em um desses dias virá o convite p/ os amigos. Tem q marcar c/ todos p/ nó podermos ficar escutando vc contar a experiência. Mas é claro hablando tudo en espanhol. hehehe.
Grande abraço!!!

André Ferreira disse...

Ah q bom que esta voltando!!!!
Bora fazer festere qd voltar!!
Abraço