domingo, março 02, 2008

Mudando de assunto

Muitas leituras depois a gente aprende a absorver de um livro o que realmente ele quer dizer. Nem sempre um autor quer dizer ou diz de verdade o que está na orelha do livro. É preciso muito mais do que a leitura-fria para descobrir o que o livro estava gritando, ou o que estava falando tão sussurrado que só depois de prestar muita atenção você conseguiu absorver. Acontece a toda hora. Depois de algum tempo é que a gente entende a piada ou faz da saudade uma lente para entender melhor um momento específico.

Ok, todo esse embróglio é pra dizer que essa semana entendi melhor o que um autor muito conhecido do campo da gestão pessoal fala sobre mudanças. Stephen Covey, é contigo, meu velho. No último livro que li dele, O 8º Hábito, Covey fala de três coisas imutáveis na vida de todo mundo: as escolhas, os princípios e a mudança. Bate aqui, querido. To contigo e não abro.

Se pararmos para pensar durante alguns segundos vamos entender que essas três categorias formam, de uma maneira misteriosa, o andar da vida. As escolhas são auto-explicativas, elas nos determinam. O momento da rua que escolhemos atravessar, pode determinar nosso futuro de maneira radical. E se um carro estivesse vindo? Pois bem, se podemos escolher ( amém ao livre arbítrio, o primeiro dom de Deus), devemos conviver com nossas escolhas de forma sadia. Escolher é aprender a viver. Elas são mais acertadas ou não se estiverem guiadas pela segunda categoria: os princípios.

Mouros, pardos, índios, brancos e negros: independente de tudo, todos nós temos na nossa raiz de vida princípios que nos guiam. São como mapas que nos dizem se o território onde pisamos são os mais certos ou os mais errados. Se conseguirmos viver de acordo com eles, seremos mais felizes. Talvez mais pobres, mas mais felizes. É importante no mundo dos negócios e na vida pessoal ter princípios firmes que nos guiem em nossas escolhas, sem corromper nosso ser, nosso âmago.

Até aí, tudo bem. Escolhemos, nos guiamos por princípios, ok. Já tenho o manual para ser adulto. Não fosse a mudança, nossa vida seria um verdadeiro marasmo, convenhamos. Mudança é essa incerteza do lado de fora e do lado de dentro que está sempre nos impulsionando para buscar algo que não está aqui ou que está mas que queremos de forma diferente. É ela que sopra sobre nossa vida toda vez que achamos que está tudo bem. É ela que vem e nos diz que essa caminho não pode mais e que agora há outro que deve ser trilhado com o mesmo afinco. Pois é, são as mudanças.

Quem consegue conviver melhor com isso, cresce e aprende mais rápido, se desenvolve e descobre quem realmente é, nessa vida louca, viiiidaaaa.

Pense nisso, é enriquecedor.