domingo, janeiro 04, 2009

Novidades em pedacinhos

Inspiração para o homem-bomba-chileno

No primeiro dia do ano, escutei na rádio uma notícia que me deixou um pouco pensativo. Um homem, de vinte e tantos anos, de uma comuna próxima de onde estou vivendo, resolveu celebrar o ano novo de uma maneira diferente, e decidiu que essa era a data perfeita para cometer um suicídio memorável. Enquanto todos comemoravam 2009, aventando seus sonhos e desejos para o ano nascente, o barulho da explosão se sumiu no meio da multidão de fogos de artifício e gritos de benesses dos da população em geral. O jovem começou 2009 com uma banana de dinamite na boca. Da detonação do explosivo, na pequena casa que compartia com meia dúzia de familiares, restaram apenas as paredes de cobertas por uma manta espessa de órgãos, sangue e tripas.

Isso me deixa muito revoltado, quando penso a que ponto chega a loucura do mundo. No Chile, como em boa parte do mundo, impera um desejo de desenvolvimento descontrolado, que nos enlouquece da manhã a noite. É um país de industrialização tardia e, assim como nós, corre atrás dos anos perdidos para estar entre os países emergentes-e-industrializados da nova era. Isso reconfigurou, com o passar do tempo a cultura chilena, que antes do golpe militar de 73 era um país pobretão, agrário e rústico. Hoje a economia é mais robusta, é um país basicamente atravessador, compra da américa latina e vende - com uma pequena comissão - para os tigres asiáticos e outros mais.

O Chile é o país que mais participa de acordos e tratados de livre comércio na américa latina e isso deu a ele uma importância estratégica. O nível dos impostos é mais baixo que no Brasil. Para se ter idéia, um litro de gasolina aqui sai por menos de R$2,00, enquanto no Brasil, um país que é "quase" auto-sustentável no que se trata a petróleo, pois temos a gigantesca pretrobras nas mãos do governo o preço chega a escandalosos R$2,80.

Outra hora contos boas notícias, e são muitas, fui na salsoteca, tive algumas experiências culinárias, no mínimo, exóticas, e vou começar a fazer capoeira, mas isso dá outro post.

4 idéias:

Unknown disse...

Saudade mentor!!! Conta mais!!!!! Tenho acompanhado teu blog!!
Bjuuu

Andréia Silva disse...

Essa do jovem foi terrível!
Que bom que está se "enturmando" na economia e na culinária chilena!
Beijos.
Saudades...

Anônimo disse...

Oie!!!!

Essa da capoeira eu quero ver....tira muitas fotos pra colocar no blog!!!

Muitas Saudades

bjusss

Anônimo disse...

Para nao tem mais acento!

Quando voltar vou precisar de um cursinho basico de portugues :D
se nao mudarem a lingua oficial ate la! hehe

keep us posted!

abracao
Cordeiro