domingo, abril 12, 2009

Fórum da Liberdade


Na semana passada participei do Fórum da Liberdade, em Porto Alegre. Quem me conhece sabe que sempre estive mais a esquerda do que a direita nas posições políticas. Nunca fui radical, mas também nunca acreditei no clientelismo da direita brasileira. Mas o tempo (ah, o tempo), me ensinou a ver as coisas de uma forma diferente. As cores partidárias e os nomes no Brasil, afinal de tudo não dizem muito sobre ideologia e crenças, estão ligadas a um desejo de favorecimento desmerecido por parte de quem está no poder. O Lula tá aí e não me deixa mentir.

O Fórum é um evento promovido para discutir o liberalismo. Para quem não sabe o liberalismo é um pensamento que permea diversos aspectos, política, economia, estilo de vida, etc. É um sistema de idéias que prega que o homem é livre e dotado de capacidade de tomar suas próprias decisões. O estado, no pacto social do liberalismo, serve apenas para garantir a ordem e o cumprimento da lei. Ou seja, o Estado proteje o indivíduo para que ele possa tomar decisões e fazer a sua vida. Gosto dessa idéia. Num momento em que a gente vê um estado cada vez mais podereso, criando problemas para ele mesmo. A própria crise do sistema financeiro internacional é fruto dos desmandos do Estado americano na economia. Enfim, uma droga.

Resultado disso tudo, fiz um teste lá e ele dizia que eu era liberal com uma tendência social-democrata. Não que eu goste de rótulos, mas eu acho que é isso mesmo. Quero mais é ser livre.

6 idéias:

André Ferreira disse...

malaaaa

Augusto Paim disse...

A questão é que as classes desfavorecidas nesse país não têm a opção de escolherem serem livres, jogam com o que tem.

E a idéia liberalista, embora pura e bonita em princípio, serviu para justificar um sistema econômico de exclusão, onde todos são livre para acumular riquesas, independente das conseqüências disso. E quem consegue acumular são quase sempre pessoas que não olham para o lado. Ou, melhor, não olham para si mesmo com olhos críticos.

Não é fácil não, temas complexos.

Acredito que o melhor sistema econômico é a amizade e o amor, por isso estou contigo nessa, Marcelo! Mas trocas comerciais, só com a namorada!

Anônimo disse...

sites dbdka

[url=http://vtecbedr.blogspot.com]vtech bed drum[/url]
[url=http://informatio-watch-advanc.blogspot.com]information watches advanced[/url]
[url=http://eternitrinbrida.blogspot.com]eternity ring bridal[/url]
[url=http://pumerchantspac.blogspot.com]puma merchants space[/url]

top iietj

Anônimo disse...

last jhdai

[url=http://googdictionaha.blogspot.com]google dictionary halo[/url]
[url=http://charco-gril-curiou.blogspot.com]charcoal grill curious[/url]
[url=http://allmcs.blogspot.com/2009/10/eating-disorders-more-conditionsymptoms.html]eating disorders more condition_symptoms[/url]
[url=http://wigogglnigh.blogspot.com]wine goggles night[/url]
[url=http://wind-sear-ba.blogspot.com]window search bark[/url]

bookmarks afvjd

Anônimo disse...

this forum has got good design keep it up. [url=http://cookingohjh.co.cc/johns-creek-hamilton-beach-programmable-slow-cooker.html]hamilton beach programmable slow cooker[/url]

Anônimo disse...

olá, tenho muito gosto em vir para este óptimo fórum, fiz este tópico para introduzirme aos os membros!
Chamo-me Andre de Barrancos adoro jogar ps3, também adoro [url=http://www.pokersemdeposito.com/]Jogar Poker[/url] e ler alguns livros.......
Vou gostar de contribuir neste fórum nos tópicos